MARIA PAINEIRA
(Ceiba speciosa)

FRASE: ’’ACONCHEGO DE MÃE, ANCORA O SENTIMENTO DE ESTAR PROTEGIDO E NUTRIDO NO ASPECTO MATERNO’’.

Esta planta também chamada de barriguda, dá uma árvore frondosa com caule espinhento e na idade adulta mostra uma barriga no caule, como se estivesse gravida. Sua floração é em março com mais flores que folhas se destacando por sua beleza cor de rosa. As flores semelhantes a orquídeas. Após a floração quando passa para a próxima etapa as sementes nascem de bagas que ao se abrirem tornam-se bolas de algodão e no interior destas bolas estão as sementes.

Esta planta traz a alma o aconchego da mãe, ancora o sentimento de estar protegido e nutrido no aspecto de mãe, e a capacidade de curar todas as marcas onde a falta de mãe ou do aspecto da mãe interna fez falta. Onde a carência afetiva se instalou e o indivíduo sente uma eterna criança carente. A paineira traz o sentimento de proteção da grande mãe, do aconchego, do carinho e do amor necessário para sermos indivíduos saudáveis. Sua frondosa copa e a forma das sementes se alastrarem pelo vento nos algodões traz à lembrança de que está planta não só acolhe o sentimento de mãe como espalha e nutre a todos que perto dela estão. Conta a lenda que a virgem Maria quando da fuga para o Egito teria se escondido para proteger o filho dentro de uma paineira. Para todos os sentimentos de abandono, falta do carinho materno, onde a figura da mãe fez falta ou foi marcante pela frieza e rigidez, amor interrompido ou congelamento. Para aqueles que tiveram infância marcada pelo abandono, rejeição e falta da mãe. A paineira vem nutrir o ser de todo amor básico para desabrochar para a energia compassiva e amorosa do feminino da mãe. Para desabrochar para a energia compassiva e amorosa do feminino da mãe.

Para mães que não conseguem nutrir seu filho de amor pelo excesso de rigidez e repetição de padrões familiares. Para todas as situações onde a figura da mãe é determinante para que o ser busque a nutrição interna de forma a equilibrar a energia ying.

OBS: está planta foi colhida no plenilúnio de virgem, na terça feira dia 06.03.09. Virgem é o signo do servir, representa a mãe e o plenilúnio é quando a lua reflete todo o brilho do sol à terra a grande mãe Gaya.

Nos campos de consciência ancora o sentimento de nutrição materna.

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *